NÍVEL: Intermédio
A quem se destina ?
Este curso de reprogramação de centralinas, pelo seu nível intermédio, é destinado a todos aqueles que já tiveram algum contacto com o software WinOLS e com a identificação de mapas em unidades EDC15. Pese embora sejam identificados todos os mapas necessários, este curso não é focado na explicação dos mapas elementares das unidades de comando diesel, mas sim nos mapas específicos deste sistema de injeção. Este curso é dedicado inteiramente às unidades EDC15P, proprietárias da BOSCH, que equipam os motores com sistemas de injeção do tipo Injector-Bomba e serve o propósito de identificar e reprogramar os mapas específicos deste sistema de injeção. Estas unidades são exclusivas ao grupo VAG e equipam os famosos motores TDI PD, que ainda hoje são o alvo preferido de modificações e aumentos de potência.
Todos os elementos de formação (manuais, ficheiros, vídeos e documentação) são distribuídos em Português.
Objectivos do curso:
- Identificação da estrutura de comando utilizada nas unidades EDC15P.
- Explicação e interpretação do sistema de injecção do tipo PD.
- Identificação de todos os mapas relacionados com o sistema de injeção PD e a sua relação.
- Identificação dos principais mapas da unidade:
- Descrição técnica dos mapas
- Identificação dos eixos e respectivos factores associados.
- Observação e análise critica dos respectivos mapas.
- Estudo das grandezas potência e binário e definição da sua relação.
- Análise da eficiência de um motor e as estratégias para o seu melhoramento.
- Introdução de um modelo matemático para determinar o aumento de potência e binário de um motor.
- Reprogramação dos principais mapas da unidade:
- Utilização de diversas técnicas para a alteração dos mapas.
- Fazer a correlação entre diferentes mapas, garantindo o equilíbrio da reprogramação.
- Identificar os limites dos diferentes mapas e a forma de reescalar e reestruturar a unidade.
Conteúdo do curso:
- Vídeo-tutoriais, passo a passo, com explicação e exemplificação da matéria.
- Informação técnica, documentação e folhas de cálculo.
- Ficheiros originais e reprogramados, como exemplo.
Pré requisitos:
- Software WinOLS (Qualquer versão)
- Conhecimentos elementares de mecânica automóvel
- Conhecimentos elementares de matemática.
- Conhecimentos básicos de WinOls e do funcionamento de uma unidade de comando diesel. (É recomendado, como iniciante, a formação inicial em unidades EDC15V)
Em caso de dúvidas, deixe por favor o seu comentário.
Course Features
- Lectures 31
- Quiz 0
- Duration 104 weeks
- Skill level All levels
- Language Português
- Students 53
- Certificate No
- Assessments Yes
Currículo
- 4 Sections
- 31 Lessons
- 104 Weeks
- Introdução à unidade Bosch EDC15PIntrodução à gestão das unidades de comando diesel. Modelo de gestão BOSCH EDC15P e relação entre os diversos mapas da unidade.4
- Identificação dos mapas EDC15PIdentificação de todos os mapas necessários à prática da reprogramação de centralinas com a explicação, interpretação e análise dos respectivos mapas, factores e eixos associados.13
- 2.1Identificação de mapas EDC15P – Mapa da EGR30 Minutes
- 2.2Identificação de mapas EDC15P – Pedal de acelerador30 Minutes
- 2.3Identificação de mapas EDC15P – Limitador de binário30 Minutes
- 2.4Identificação de mapas EDC15P – Limitador de fumo por MAF30 Minutes
- 2.5Identificação de mapas EDC15P – Limitador de fumo por MAP30 Minutes
- 2.6Identificação de mapas EDC15P – Mapas de duração da injeção30 Minutes
- 2.7Identificação de mapas EDC15P – Selector de duração30 Minutes
- 2.8Identificação de mapas EDC15P – Mapa de pressão do turbo30 Minutes
- 2.9Identificação de mapas EDC15P – Mapa de controlo da geometria variável do turbo30 Minutes
- 2.10Identificação de mapas EDC15P – Limitadores de pressão de turbo30 Minutes
- 2.11Identificação de mapas EDC15P – Mapas de avanço30 Minutes
- 2.12Identificação de mapas EDC15P – Selector de avanço30 Minutes
- 2.13Identificação de mapas EDC15P – Limitador de avanço30 Minutes
- Introdução à reprogramaçãoNoções gerais sobre um motor diesel e caracterização das grandezas potência e binário. Determinação dos dados necessários para proceder à reprogramação de centralinas.3
- Reprogramação de unidade Bosch EDC15PReprogramação de todos os mapas da unidade tendo em vista o aumento de potência e binário assim como a optimização geral do motor.11
- 4.1Reprogramação de mapas EDC15P – Relação entre os mapas de duração e de avanço30 Minutes
- 4.2Reprogramação de mapas EDC15P – Limitador de binário30 Minutes
- 4.3Reprogramação de mapas EDC15P – Pedal de acelerador30 Minutes
- 4.4Reprogramação de mapas EDC15P – Limitador de fumo por MAF30 Minutes
- 4.5Reprogramação de mapas EDC15P – Limitador de fumo por MAP30 Minutes
- 4.6Reprogramação de mapas EDC15P – Mapa de pressão do turbo30 Minutes
- 4.7Reprogramação de mapas EDC15P – Mapa da N7530 Minutes
- 4.8Reprogramação de mapas EDC15P – Limitador de pressão de turbo por pressão atmosférica30 Minutes
- 4.9Reprogramação de mapas EDC15P – Mapas de duração da injeção
- 4.10Reprogramação de mapas EDC15P – Mapas de início de injeção
- 4.11Reprogramação de mapas EDC15P – Comparação entre mapas